top of page

QUERO MEU CASAMENTO FIRME E FORTE: SENSO DE HUMOR



Há diferentes opiniões com relação às coisas que um casamento precisa para se tornar forte ou permanecer forte. O texto a seguir vem de uma lista compilada de dez características que casais precisam para construir um casamento forte e duradouro.

Item 3: Senso de humor

Ser capaz de rir, rir um com o outro, rir um do outro ou das circunstâncias é possivelmente uma das melhores coisas que existem para suportar momentos difíceis. É algo que também pode ajudar um casamento a durar. Senso de humor, alegria e divertimento são alguns dos melhores presentes de Deus para qualquer relacionamento. São coisas que nos levam à felicidade, apreciação e serenidade, mesmo que seja apenas por um momento. Esses momentos de sorrisos, risadas ou gargalhadas espontâneas aliviam o estresse e diminuem a tensão. Eles trazem leveza e uma sensação de contentamento no casamento.

O comediante Milton Burle já disse uma vez: “Rir é tirar férias instantâneas.”

Rir não é apenas tirar férias instantâneas. Rir é algo gratuito e dura o tempo que você quiser que dure.

Existe grande segurança num relacionamento quando você sabe que seu parceiro tem a habilidade e o discernimento para usar o senso de humor da maneira certa, em hora e lugar apropriados.

No início, quando conheci Alcides, uma de suas características que mais me atraiu foi seu senso de humor. Era um senso de humor tão diversificado! Ele sabia imitar uma variedade de sotaques e várias pessoas diferentes. Ele fazia comentários geniais sobre acontecimentos do momento e bastava apenas pedir que ele contava o repertório das piadas antigas de seu pai, uma atrás da outra. Ele conseguia até levar na brincadeira os erros que cometia em inglês (já que o inglês é a segunda língua dele). Ele era muito engraçado. Ou será que é porque eu estava apaixonada? Conseguir rir das piadas do seu marido é um bom termômetro para medir o nível de proximidade em seu relacionamento.


Há duas coisas que são quase impossíveis para uma esposa fazer se há um distanciamento entre ela e seu marido: fazer sexo e rir das piadas dele.

O que as duas coisas têm em comum? Risos, piadas entre o casal e bobeiras, são todas uma forma de intimidade. Elas são um produto de meses, anos, décadas juntos. Elas comunicam: “Eu conheço você. Eu sei o que você pensa e eu sei o que você está prestes a dizer. Eu o conheço e amo.” O senso de humor nos permite relaxar e baixar nossa guarda, mesmo quando a vida não é perfeita. Nosso tempo juntos parece mais agradável quando conseguimos rir, não importa o que esteja acontecendo.