Multiplicação do PQIF - Programa para família


Programa de Qualidade na Interação Familiar - PQIF

RESUMO: Este artigo expõe o funcionamento de um Programa - Pqif (Programa de Qualidade na Interação Familiar) realizado na igreja de Cristo Internacional de São Paulo, que desenvolve algumas atividades para aperfeiçoar o relacionamento entre pais e filhos, influenciando na educação e interação saudável pais-filhos, recebendo o apoio do Ministério da Família desta igreja. Este programa foi desenvolvido pela psicóloga Lidia Natalia D. Weber e outras duas profissionais da área. A realização do programa ocorre na sede da igreja, na casa dos membros ou em outro local previamente acordado pelos participantes. É composto por oito encontros (Princípios da Aprendizagem, Regras e Limites, Consequências para Comportamentos Adequados, Consequências para Comportamentos Inadequados, Relacionamento Afetivo e Envolvimento, Voltando no tempo, Autoconhecimento e modelo e Revisão e encerramento), ocorre semanalmente, com duração aproximada de duas horas cada um. Para cada grupo formado é recomendado ter até no máximo 10 participantes que tenham filhos menores de até 12 anos. Para participarem, é solicitado que preencham uma ficha de inscrição disponibilizada na livraria da igreja. No final de cada curso é entregue um certificado. Posteriormente ao curso, pelo menos um casal é convidado para dar seu depoimento sobre como o curso contribuiu para beneficiar sua vida familiar como um todo.

Palavras-chave: Igreja de Cristo; Ministério da Família; Pqif (Programa de Qualidade na Interação Familiar);

1. Introdução

Este artigo apresenta um programa para famílias que foi uma das soluções apresentadas em uma reunião entre pedagogas, psicólogas, administradora e outros profissionais que tinham como principal interesse em contribuir para melhorar a educação afetiva das crianças da igreja de Cristo Internacional de São Paulo.

A ideia de implantar um Projeto na igreja para melhorar a afetividade entre pais e filhos na igreja teve início quando deparei com uma realidade há 2 (dois) anos atrás, onde minhas irmãs frequentaram um baile funk e viram crianças de 10 anos neste evento, onde o tempo todo durante o baile usavam drogas de todos os tipos (bebidas alcoólicas, cocaína, lança perfume etc.). O cenário ainda se tornou pior, quando elas falaram que os próprios pais levavam seus filhos nesse baile que iniciava às 17h00 e terminava às 22h00 (antiga matinê).

Diante deste relato, convidei alguns profissionais da área de humanas membros da igreja, já citadas acima, para discutirmos e realizarmos ações que poderiam mudar esta realidade, pelo menos, para crianças da nossa igreja.

Decidimos em fazer algo emergente no presente para que no futuro menos crianças vivessem o mesmo cenário descrito acima. Como citou Napoleon Hill: “Semeia uma nação e colherás um hábito; semeia um hábito e colherás um caráter; semeia um caráter e colherás um destino.”

Após algumas sugestões, a psicóloga Zarife apresentou o Pqif (Programa de Qualidade na Interação Familiar) para implantarmos em nossa igreja.

O Pqif foi desenvolvido pela psicóloga Lidia Natalia D. Weber e outras duas profissionais da área para beneficiar famílias, na educação e interação saudável pais-filhos. Este programa foi multiplicado para psicóloga Zarife, que multiplicou em comunidades carentes onde obteve um bom retorno de quem frequentou o curso.

Mediante o relato da Zarife, decidimos iniciar a implantação deste programa na igreja de Cristo, na sede em São Paulo.

Inicialmente, o Pqif foi realizado para sete casais que se tornaram multiplicadores do programa. Este programa apresenta oito encontros que abordam assuntos relevantes para educação dos filhos e trabalha com a afetividade entre pais e filhos. Foi um dos motivos que nos fez escolhê-lo para implantar, pois acreditamos que o amor pode distanciar nossos filhos da realidade descrita no baile funk supracitada. Como cita em Colossenses 3:14 “Acima de tudo, porém, revistam-se do amor, que é o elo perfeito.”

Acreditamos que o Pqif nos ensina a melhor educar, amar nossos filhos e esse elo fará deles mais fortes para impedi-los de serem seduzidos por valores mundanos e, consequentemente, distanciá-los de uma vida mais saudável emocionalmente e espiritualmente.

2. Objetivos

Proporcionar aos pais recursos práticos para fortalecê-los emocionalmente e espiritualmente a fim de educar seus filhos de forma mais afetiva e efetiva, por meio do Pqif - Programa de Qualidade na Interação Familiar - trabalhando com temas específicos sobre educação e interação saudável pais-filhos e beneficiar o maior número de famílias.

3. Referencial teórico

No mundo em que vivemos é notória a falta de amor existente por muitos, até em nossas igrejas, mesmo sabendo que este sentimento (que é prático) é fundamental para que todas as outras coisas aconteçam, como diz em 1 Coríntios 13:13 “Portanto, agora existem estas três coisas: a fé, a esperança e o amor. Porém a maior delas é o amor.”

Para Banaco e Martone (2001, p.201), “a família tem sido o grupo social que primordialmente aplica os procedimentos de reforço e punição sobre os comportamentos dos indivíduos, segundo critérios estabelecidos culturalmente.” E, sabendo disso, é necessário trabalhar com os pais de diversas maneiras, pois eles são os responsáveis de gerar afeto e amor aos seus filhos que reproduzirão na sociedade futuramente.

Um dos principais objetivos do treinamento de pais é interromper a interação coercitiva que se estabelece entre pais e filhos e promover padrões de interação mais positivos e pró-sociais, e assim, aumentar os comportamentos pró-sociais da criança e diminuir a desobediência. (McMahon, 1996; Patterson, Reid & Dishion, 1992)

Considerando esses e outros autores que compactuam com esses pensamentos, de que a forma de educarmos nossos filhos irão impactar na maneira que eles irão se comportar, coube uma intervenção dos profissionais da igreja em decidir e apoiar este programa – Pqif – para que de alguma forma fosse possível colocar em prática o amor aos filhos de forma mais efetiva, pois este programa traz dinâmicas, planejamento, vivências dos próprios integrantes que participam, treinos e espaços para a discussão das informações mais teóricas sobre os temas abordados nos oito encontros propostos.

4. Metodologia

Para desenvolver este programa a cada semestre, os casais multiplicadores se reúnem e decidem uma data de início do Pqif para que iniciem na data estipulada ou o mais próximo possível desta data.

Os casais multiplicadores são: César e Cristiane – setor Leste, Ivan e Cássia – setor Norte, José Luiz e Raquel – setor sul, Leônidas e Andréia – setor Sul, Marcos e Iraci – setor Sul, Rui e Juliana – setor Sul. E a Zarife que é a psicóloga responsável pela implantação do programa em nossa igreja.

Os pais ou responsáveis com filhos até 12 anos são convidados pelos avisos da igreja ou pelos casais multiplicadores, sendo necessário o preenchimento da ficha de inscrição na livraria da igreja.

O convite para participação dos pais é feito por aproximadamente um mês antes do início do Pqif ou até os grupos fecharem com até 10 pessoas.

O programa é composto por oito encontros, que devem ocorrer semanalmente, com duração aproximada de duas horas cada um. Cada encontro visa trabalhar um tema específico sobre educação ou interação pais-filhos. Os temas abordados foram divididos didaticamente, para poderem ser melhor aprofundados, porém na prática do cotidiano, são todos inseparáveis. Os temas abordados são: 1º. Encontro: Abertura – Princípios da Aprendizagem, 2º. Encontro: Regras e Limites, 3º. Consequências para Comportamentos Adequados, 4º. Encontro: Consequências para Comportamentos Inadequados, 5º. Encontro: Relacionamento Afetivo e Envolvimento, 6º. Encontro: Voltando no Tempo, 7º. Encontro: Autoconhecimento e Modelo e 8º. Encontro: Revisão e Encerramento.

A realização do programa ocorre na sede da igreja, na casa dos membros ou em outro local previamente acordado pelos participantes. Para cada encontro fica um casal responsável de convidar outros membros da igreja para cuidarem dos seus filhos enquanto estão participando do programa.

No primeiro encontro é recomendado que os pais invistam no livro “Eduque com carinho”, da autora Lídia Weber, pois é um complemento que enriquece o curso com dicas adicionais para práticas dos pais.

O último encontro é realizado num local previamente escolhido pelos participantes para confraternização, encerramento do curso e entrega do Certificado.

No 1º semestre de 2017 foi feita uma multiplicação. No 2º semestre de 2017 foram feitas seis multiplicações e no 1º semestre de 2018 foram feitas duas multiplicações, somando o total de 86 participantes, sendo 47 famílias.

Abaixo seguem algumas fotos dos grupos (figura 1, 2, 3, 4, 5 e 6)


Foto (1) do Grupo: César e Cris - Região Leste - Fonte: Própria (2017)


Foto (2) do grupo: Ivan e Cássia - Região Norte - Fonte: Própria (2017)


Figura 3. Foto do grupo: Leônidas e Andréia - Região Sul


Figura 4. Foto do grupo: Marcos e Iraci - Região Campo Limpo


Figura 5. Foto do grupo: Rui e Juliana - Região Sul


Figura 6. Foto do grupo: José Luiz e Zarife - Região Oeste

juliana.carla.cunha@gmail.com


18 visualizações
Igreja de Cristo internacional de SP

(11) 4113-9583

comunica@icoc.org.br

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • Branco Twitter Ícone
  • White YouTube Icon

@2018 by Igreja de Cristo Internacional de São Paulo

logo.png
  • icoYT-escuro
  • Instagram Social Icon