Nossos Planos – Uma breve reflexão sobre a “autonomia”



"‘Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês’, diz o Senhor, ‘planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro’.” (Jeremias 29:11/ NVI)

O mundo nos instiga a acreditar que podemos e devemos querer e ter tudo; que tudo é possível para aqueles que planejam e se esforçam; que tudo acontece segundo uma lógica de conquista pelo esforço e determinação pessoal, e que cada um deve fazer o que tem vontade, sem intromissão alheia; mas, assim como não somos capazes de prever com precisão o resultado de nossos planos ou ações, podemos “causar dano” aos outros e a nós mesmos, além de não encontrar qualidade e satisfação verdadeiras em nossas realizações.

O texto acima está inserido num contexto no qual os israelitas, depois de terem abandonado os preceitos de Deus, seguindo suas próprias vontades, enfrentaram 70 anos de exílio na Babilônia, e o profeta Jeremias tinha a missão de falar ao povo os motivos, conseqüências e o “espírito” correto para enfrentar essa situação. Deus desejava que eles assumissem a culpa que lhes cabia, e que construíssem um caráter de verdadeira fé, acreditando que, mesmo tendo que encarar tempos dificílimos, apegando-se a Ele e procurando viver essa fase da forma correta, teriam um futuro bom.

Hoje, o homem não mudou muito, por “descuido” ou decisão afasta-se dos planos de Deus para empreender os seus próprios caminhos e, com isso, passa pelas dificuldades sem os corretos entendimento, mentalidade ou fé; tal situação traz muitas frustrações e mostra que as promessas do mundo, da mídia, da cultura, etc., são superficiais, tendenciosas e mentirosas, como naquelas propagandas em que não reparamos nas “letrinhas miúdas”.

“Em seu coração o homem planeja o seu caminho, mas o Senhor determina os seus passos. ” (Provérbios 16:9/ NVI)

Deus não promete que a vida vai ser fácil, livre de problemas, como deturpam alguns que se dizem simpatizantes de Cristo; mas promete um bom futuro para aqueles que confiarem em seus planos. Enquanto seguimos a “nossa visão” com teimosia, andamos em conflito com o Criador; o que não é um bom negócio. Podemos nos esforçar para provarmos que estamos certos, mas dificilmente encontramos uma verdadeira satisfação com os resultados (Eclesiastes 1:13-18). O cristianismo tem como premissa fundamental a fé, sem a qual é impossível vivenciá-lo verdadeiramente (Hebreus 11:1-6). A fim de que a fé seja efetiva, passando da simpatia inicial pela decisão da conversão e caminhando para a formação e fortalecimento das convicções pessoais, através do exercício prático (João 8:31-32), é necessário que experimentemos variadas situações, provas, tentações, de modo que nos voltemos, dia após dia, à Palavra, à reflexão, ao reconhecimento de quem somos e à profundidade do plano de Deus, que se contrapõe à nossa natureza má e egoísta.

“De fato, embora a esta altura já devessem ser mestres, vocês precisam de alguém que lhes ensine novamente os princípios elementares da palavra de Deus. Estão precisando de leite, e não de alimento sólido!” (Hebreus 5:12/ NVI)

Quando a mudança de vida que vem pela fé não é operada profundamente (Hebreus 4:12) ou não é devidamente alimentada, com o tempo, há uma tendência de se perder o que foi semeado (Mateus 13:20-22) e há uma necessidade de se retomar constantemente os “princípios elementares” da mensagem, não para que haja crescimento, mas, para que a fé não morra, dando lugar ao “antigo estilo de vida”. Por isso, a necessidade de se vivenciar dia-a-dia experiências diversas, boas e más, que causam alegrias e dores, que provam as motivações e refinam as intenções, cada uma com o auxílio da Palavra, da oração, do conselho, da confissão, do arrependimento, da submissão à Deus, com a finalidade de se afinar as mentes e corações de acordo com os preceitos cristãos.

“Cria em mim um coração puro, ó Deus, e renova dentro de mim um espírito estável” (Salmos 51:10/ NVI)


0 visualização
Igreja de Cristo internacional de SP

(11) 4113-9583

comunica@icoc.org.br

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • Branco Twitter Ícone
  • White YouTube Icon

@2018 by Igreja de Cristo Internacional de São Paulo

logo.png
  • icoYT-escuro
  • Instagram Social Icon